sábado, 18 de maio de 2013

Preconceito e Pré-conceito





Você sabe o que é preconceito?
Você já sofreu preconceito..?
Seja sincero, alguma vez já foi preconceituoso?
Qual a diferença entre pré-conceito e preconceito?!
Pré-conceito é um pré; antes conceito; pensar, julgar, então resumindo, é um julgar, sem conhecer.
Preconceito é um conceito formado antecipada mente e sem fundamento sério.

Preconceito racial:
Tem pessoas que juram não ter preconceito algum, mas não agem como tal, por exemplo, dizem que não são racistas, mas que não namorariam em hipótese alguma uma pessoa negra. Pessoalmente acho isso um absurdo, todo mundo tem direito a gostos diferentes, mas não vamos confundir gosto com preconceito.
Não vamos ser hipócritas e afirmar que no Brasil quase não existe preconceito, muitos dizem isto, e não é verdade. É só procurar dados estatísticos sobre emprego, moradia.. Como disse muitos sofrem pela cor da pele, o que digo novamente é isto é um absurdo, todos nós somos seres humanos e iguais perante deus, é triste pensar em toda a dor das pessoas que viveram na escravidão, e ao invés de seus descendentes serem recompensados, ainda sofrem preconceito, seja na hora de arrumar um emprego, ou de ir à escola, infelizmente sempre vai ter uma pessoa ignorante em seu caminho, pessoas assim, penso eu devem ser punidas pela lei.
Fora os preconceitos raciais existem inúmeros outros tipos.. Tentarei ser breve.

Preconceito sexual.
Por que será que incomoda tanto a algumas pessoas o fato de um homem gostar de um homem, e uma mulher de uma mulher? Os homossexuais são pessoas com eu e você, que fizeram uma escolha diferente em busca da felicidade.
Ao meu ver, cada um é dono de sua vida e ninguém tem o direto de julgar,  fazem muito bem em assumir sua opção. Veja bem antes ficar com uma pessoa do mesmo sexo, ser e fazer feliz, do que ficar com uma pessoa do sexo oposto para agradar a ”sociedade” e ser e fazer o outro infeliz.
Todos nos temos o livre arbítrio de nossas vidas. Cada qual sabe de si. 

Preconceito social: vivemos em uma democracia, em uma sociedade capitalista e desigual, ou seja, poucos têm muito, e muitos não têm nada, por exemplo, em uma entrevista de emprego se uma pessoa de classe mais humilde for má vestida não terá chance contra o currículo do outro, as roupas novas, infelizmente algumas empresas não percebem que algumas pessoas só precisam de uma chance para vencer, além do que não medimos nosso caráter, nem nosso melhor por nossas roupas ou poses.

Preconceito há mulher: Apesar de ter diminuído com o tempo, ainda existe.
Tem homem que acha que lugar de mulher é na cozinha, isto é vergonhoso para quem diz uma idiotice destas, cada um sabe a capacidade e a vontade que tem. Tanto as mulheres quantos os homens são capazes de realizar qualquer trabalho com igualdade e competência.

Preconceito contra os deficientes físicos:
Nem preciso falar que é lamentável, mesmo já sendo lei as empresas terem que reservar vagas de trabalho para deficientes, o numero é muito pequeno, e essas pessoas precisam voltar para a rotina normal, mas muitas das vezes não tem oportunidades para isso, faltam também mais projetos sociais, e melhorias nas calçadas, e vigilância as vagas de deficientes. E digo até que falta um olhar diferente de cada um, pois a pessoa com deficiência é uma pessoa como qualquer outra, porém com limitações, e limitações todos temos em algum ponto, ninguém é perfeito.
Preconceito religioso: Cada pessoa é livre para escolher qual religião seguir, ou para escolher não seguir nenhuma, não dá para entender porque há tantas guerras e matanças por conta disso. É questão de respeitar e aceitar a opinião e a opção do outro, não precisa gostar, nem mudar de religião, apenas respeitar. Afinal deus é um só, e de todos.

Preconceito cultural e étnico.
Cada país tem sua cultura, seus costumes, sua raça, seu idioma, seus sotaques. Pergunto para que preconceito? No que as diferenças causam mal a nos? Em nada.. Ser diferente é normal, e necessário. o aprendizado com outras culturas é fantástico e muito benéfico.

São estereótipos, preconceitos e digo mais nossa própria inércia que fazem o mundo ficar, como ele está hoje.
Vamos dizer não ao preconceito, a um país mais junto, mas não da boca para fora, sinceramente; se cada um fizer sua parte teremos um lugar mais justo, digno e feliz de se viver..

Obs. Usei minha opinião pessoal, mas descrever o que penso ser preconceito, se alguém se sentir lesado, de alguma forma, peço que entre em contato por e-mail.






(Blog:Livros,Poemas e Afins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário